Publicado em

15 atividades de alfabetização para crianças em idade pré-escolar aplicadas no mundo todo

15 atividades de alfabetização para crianças em idade pré-escolar aplicadas no mundo todo

“A alfabetização é mais do que apenas aprender a ler”, diz Mary Muhs, reitora da Escola de Educação Rasmussen. “Também inclui como as crianças interpretam e entendem o que está sendo lido, além de habilidades e composição de escrita. As habilidades de alfabetização não se desenvolvem da noite para o dia. ”

Ela enfatiza a importância de construir a estrutura para a alfabetização na pré-escola e mesmo antes disso. “Se começarmos cedo e aproveitarmos a experiência de uma criança à medida que ela crescer, ela poderá não apenas ler e escrever, mas também adorará ler e escrever.”

Você está pronto para iniciar esse importante processo com seus jovens. Mas por onde você começa? Levamos à Internet para identificar algumas das melhores atividades de alfabetização para crianças em idade pré-escolar. Marque esta lista nos favoritos para um dia chuvoso e você sempre terá uma atividade divertida e educacional sempre que precisar!

15 atividades divertidas de alfabetização para crianças em idade pré-escolar

1. Ligue os pontos com letras

Ligue os pontos com letras

 A boa e velha conexão dos pontos é melhorada quando você escreve várias cartas repetidas em padrões aleatórios em um pedaço de papel de açougueiro. As crianças podem conectar as letras da maneira que quiserem, desde que todos os Gs estejam conectados aos outros Gs, e assim por diante.

2. Alfabeto derrubado

Alfabeto derrubado

Link de como se faz essa brincadeira -> https://www.toddlerapproved.com/2014/04/alphabet-knock-down.html

Este fantástico jogo de reconhecimento de letras, especialmente recomendado para crianças que adoram derrubar coisas. A preparação é mínima e requer apenas macarrão para piscina, alguns palitos de picolé e adesivos com letras. Depois de fazer as letras nos pés de macarrão da piscina, dê uma bola ao seu filho, chame uma carta e veja se eles podem derrubá-lo!

3. Livro infantil em uma garrafa

Livro infantil em uma garrafa

Essas ferramentas de alfabetização baratas e completamente personalizáveis ​​podem ser reunidas em uma tarde como uma adição cinestésica às histórias favoritas de seus filhos. Stewart faz com que seus alunos passem a garrafa enquanto os lê uma história na sala de aula. Ela relata que as garrafas mantêm seus alunos calmos enquanto concentram mais atenção na história.

4. Círculo de crocodilo

Círculo de crocodilo

Imagine uma lixeira com uma cara de crocodilo no topo, cheia de cartas e cartões surpresa. Os alunos passam o crocodilo ao redor do círculo cantando Crocodilo, crocodilo à beira do lago, vou chegar e ver o que (letra) você comeu . O aluno segurando o crocodilo, em seguida, puxa uma carta e a chama. Os cartões extras de surpresa permitem repetir uma curva, inverter as direções ou qualquer outra coisa que você queira incluir. Tornando o aprendizado divertido inclui orientações e impressões gratuitas para facilitar as coisas.

5. Jogo de correspondência de arqueologia

Jogo de correspondência de arqueologia

O acompanhamento perfeito para uma unidade com tema de dinossauro, esta atividade permite que os alunos pratiquem o reconhecimento de letras enquanto jogam arqueólogo. Coloque algumas letras magnéticas em uma assadeira, escrevendo as letras que você escolheu em um pedaço de papel para os alunos usarem como chave. Cubra as letras na farinha e dê às crianças um pincel de maquiagem para ‘procurar cuidadosamente no site’ por letras escondidas. Quando eles encontrarem um, devem corresponder à sua chave de papel antes de continuar a caça.

6. Escaninhos sensoriais do mini alfabeto

Escaninhos sensoriais do mini alfabeto

Este é especialmente adequado para um ambiente de sala de aula e pode ser uma configuração básica no arsenal de qualquer professor de pré-escola. As caixinhas para mãos pequenas dão uma reviravolta nas caixas sensoriais clássicas, usando objetos que começam com a mesma letra. Cole a letra na frente de cada caixa ou deixe as crianças adivinharem a letra enquanto examinam os objetos. De qualquer maneira, essas caixas sensoriais transformam uma atividade divertida e prática em uma lição de alfabetização.

7. jogo de alfabeto jogar bola de neve

jogo de alfabeto jogar bola de neve

Bolas de papel, fita adesiva e pingue-pongue são tudo o que você precisa para este jogo de ‘bola de neve’  . Cole um monte de cartas na parede, grite os sons e peça aos seus filhos que joguem a bola de neve na letra representada. Como um bônus adicional, as crianças começam a trabalhar tanto na coordenação quanto no alfabeto.

8. Número de jogo de bofetada

Número de jogo de bofetada

Um baralho de cartas e fita adesiva podem transformar qualquer parede em um sistema de correspondência e reconhecimento de números. As mãos enquanto crescemos criaram essa atividade para que as crianças em idade pré-escolar batessem um cartão pré-gravado no cartão correspondente na parede. Este poderia até se transformar em uma caçada de classe com cartões gravados em superfícies por toda a sala.

9. Famílias de palavras com bolas de pingue-pongue

Famílias de palavras com bolas de pingue-pongue

As camisetas de golfe presas em uma base de isopor criam a plataforma perfeita para trocar diferentes letras escritas em bolas de pingue-pongue. ‘Dig’ se torna ‘porco’ com apenas um interruptor! Este jogo se presta a rir e jogar bolas de pingue-pongue, e todas as travessuras podem contar como treinamento de alfabetização.

10. Escrita na bandeja de sal com ponta de pena

Escrita na bandeja de sal com ponta de pena

O título desta atividade explica tudo. As crianças escrevem (letras, números ou palavras inteiras) em sua própria bandeja de sal com uma ponta de penas! Fantástica para o desenvolvimento de habilidades motoras, esta experiência de escrita sensorial disfarçará a prática de escrita como brincadeira. Não deixe de dar aos alunos algum tempo para explorar a bandeja de sal antes da tarefa, para minimizar a confusão.

11. Classificação do número de adesivos

Classificação do número de adesivos

Desenhe uma grade em um pedaço de papel e coloque um número em cada caixa. Forneça aos alunos uma folha de adesivos numéricos e deixe-os mover os números para a caixa com o número correspondente. Depois que todos os números estiverem esgotados, incentive-os a escrever cada um deles na caixa correspondente.

12. Pedras do alfabeto

Pedras do alfabeto

Se você (ou seus filhos) tiver tempo para coletar 52 pedras, essa atividade de alfabetização em maiúsculas e minúsculas poderá começar ao ar livre. Lave as pedras e escreva uma letra maiúscula de um lado, com a letra minúscula correspondente do lado oposto. Em seguida, mostre palavras ou figuras em fichas e desafie-as a recriar a palavra. 

13. Som de início, bastão de tinta

Som de início, bastão de tinta

Colete algumas tintas gratuitas em uma loja de artigos para a casa e faça essas ferramentas de consciência fonológica  . As instruções e imagens dos bastões de tinta vêm com impressões gratuitas para facilitar o seu trabalho.

14. jogo bagunçado sensorial

jogo bagunçado sensorial

Cartas desenhadas com chantilly em papel alumínio iniciam esta atividade. Forneça aos alunos polvilhados e outros acessórios de decoração de biscoitos e deixe-os decorar sua carta. 

15. Jogo de Scrabble reciclado

Jogos antigos de scrabble são a ferramenta de alfabetização perfeita para brincar. recomenda- se organizar as letras para formar palavras que rimam com as crianças interessadas e permitir que todos brinquem com os ladrilhos como quiserem. Mesmo que as crianças acabem construindo casas com as letras do scrabble, elas ainda estão vendo as cartas e estabelecendo familiaridade.